Você é Perfeita!

Olá,
Querido Diário, estou cansada de ver na mídia, redes sociais e na agressiva ideologia machista que a aparência e o físico define caráter. Durante o século XIX, a forma mais avantajada ganhava destaque na classe da burguesia, mulheres gordas e de semblantes corados remetiam a riqueza e ostentação. Com a revolução industrial esse modelo estético foi resgatado do período renascentista, o uso de espartilhos também estava presente com força nessa época, e as mulheres os utilizavam cada vez mais apertados.
O século XX recupera o ideal de boa forma, marcado, entre outros, pela emancipação feminina. Após o fim da segunda guerra, o corpo feminino curvilíneo, valorizando quadris e seios ganha ênfase. A mulher dos anos 50 é mais sofisticada, adornada e a beleza é de grande importância e preocupação social, bem como o uso de joias, cosméticos, salto alto, tintura para cabelo, entre outros assessórios. Os anos 60 foram marcados pelos movimentos de contracultura e o movimento hippie foi o precursor dos novos perfis que surgiram na época, tais como o modelo estético, que valorizou um corpo de aspecto adolescente, sem muitas curvas. Com a consolidação do movimento hippie, nos anos 70, os cabelos eram longos, crespos e armados, maquiagem forte nos olhos e muito blush no rosto. Enquanto os anos 80 pregaram o exagero, um estilo de extravagâncias e excessos, os anos 90 trouxeram a naturalidade, a simplicidade.  Durante a década de 90 e inicio dos anos 2000, a ditadura da magreza parece se tornar mais hegemônica, talvez como consequência da expansão da comunicação e da imagem como símbolo. Ser magra torna-se uma verdadeira obsessão, mulheres altas e magras consagram o novo modelo estético. Alcançar esse padrão torna-se um esforço com a utilização de dietas malucas e a busca cada vez mais árdua pelo corpo “ideal”, a bulimia e a anorexia passam a ser frequentes.
Atualmente, o corpo ''perfeito'' é o bombado, um físico definido de músculos, seios avantajados, bumbuns redondos e grandes, sem celulite, varizes ou/e estrias. Além da mídia que cultua diariamente corpos perfeitos, o mercado de trabalho, mesmo que não explicitamente, também requer certos atributos físicos para a ocupação de cargos específicos. Dessa forma, a corrida contra o tempo nas academias tem ganhado força, especialmente entre jovens. Conforme o tempo passa e os resultados demoram a aparecer muitos recorrem a anabolizantes para obter resultados em um curto espaço de tempo. Os perigos resultantes dessa irresponsabilidade são conhecidos por todos, e vão de alterações comportamentais até a morte. 
As cirurgias para correções de imperfeições no corpo é uma constante nos dias atuais. Por outro lado, muitas mulheres tem buscado essas clínicas especializadas, não para corrigir imperfeições, e sim para satisfazer caprichos imediatos. Prova disso é que muitas ainda estão em fase de crescimento e não desenvolveram completamente o corpo. Fico revoltada, por sentir  pressionada a ter um corpo perfeito, com mais curvas, seios e bumbum. Um padrão que uma sociedade machista  bipolar impõe. Uma hora o corpo perfeito é um, outra hora é outro e que nós mulheres temos que estar submissa a tal conceito. Temos que pensar de forma contraria, devemos ficar com o corpo perfeito dentro das nossas medidas e tamanhos. Não é que você ou eu, não entremos em uma calça 36 que devemos submetermos a dietas malucas. Façamos se desejarmos, para cuidar da saúde e bem estar, não por pressão de um conceito usurpador. Você pode até pensar: ''-Ah, Fernanda você está sendo feminista, querendo impor um conceito de mulher revoltada com o mundo.'' Estará completamente errônea em sua opinião, pois o que escrevo é o que sinto e acredito que muitas mulheres também. Se você gosta dos conceitos e ideologias feministas, isso é algo pessoal teu, se não gosta, ok. Não é necessário discutir quem está certa ou errada. Deixando claro, não estou impondo nenhuma ideologia a ninguém. Isso esta sendo tão abrangente, que me deparei com um videoclip de uma cantora Norte-americana, bastante conhecida, que passa a mesma mensagem. 
Um trecho da música diz:
 ''-A beleza machuca
Evidenciamos o que temos de pior
A perfeição é a doença da nação
A beleza machuca
Evidenciamos o que temos de pior
Tente reparar algo
Mas você não pode reparar o que não consegue ver
É a alma que precisa de cirurgia
Cabelo loiro, seios pequenos
A TV diz que quanto maior, melhor
Praia do Sul, sem açúcar
A moda diz
Que mais magra é melhor
E ninguém te liberta do seu corpo
É a alma que precisa de cirurgia
É a minha alma que precisa de cirurgia
Sorrisos de plásticos e a negação
Podem somente te levar para mais longe
E você se destrói''
 
Vou ficando por aqui, aquele super beijo da Fê e até o próximo capitulo.
INSPIRE-SE!

Nenhum comentário: