Uma Viagem a Gruta dos Brejões

Olá, querido Diário! Hoje estava relembrando de algumas viagens interessantes que fiz, e resolvi te contar.Neste dia acordei cedinho com meu amor ás 6 da matina, passamos na casa do meu pai o pegamos com sua namorada, rumo a Morro do Chapéu que fica a 450 km de Salvador. O acesso para a Gruta dos Brejões, a partir do contorno rodoviário de Morro do Chapéu, obedece ao seguinte trajeto: a) 45,6km para oeste pela BA-052, até o entroncamento para o povoado de Soares; b) dobrar para norte e seguir 12,2km até o povoado de Soares; c) percorrer 30,7km até Riacho, passando por Mata do Milho; d) 15,9km até o povoado de Brejões da Gruta.
Com muito esforço chegamos, porém tivemos que deixar o carro muito distante. Devido a uma ladeira com muito cascalho e o carro por ser baixo não desceria. Então, o jeito mesmo foi caminhar por mais ou menos um quilometro, até um vilarejo e atrás tinha a trilha para uma das 15 maiores cavernas do país. 

Até chegar a entrada principal da caverna vemos padras enormes, na verdade calcário e aglomerados maior que uma pessoa, a imagem abaixo mostra isso. A namorada do meu pai ficou pequenina no meio de tantas pedras.
A entrada principal possui 60 metros de largura e 123 metros de altura, sendo a segunda boca de caverna de maior altura no Brasil (a primeira fica em São Paulo). Importante sítio paleontológico, a caverna também tem uma conotação religiosa com cruzeiro, altar, imagens e locais de oferendas, sendo muito visitada por romeiros. A luz natural só alcança os primeiros 150 metros.
Quando por fim chegamos tinha  turistas saindo, ou seja, o local é bem visitado.
Pra você imaginar como eu sou tão pequenina em relação a enorme gruta na foto abaixo mostra, e pior a pedra que estou, foi um sufoco para subir! Haha...
Tem muitas coisas que não entendo o porque as pessoas são devotas, mas tudo bem, quem viaja tem que simplesmente respeitar a cultura do local, fora isso, Ok!
Até então a viagem estava uma maravilha que só, porém quando percebemos que o material de iluminação tínhamos esquecido no carro que estava longe, não podíamos entrar muito na caverna. Na gruta existe dois caminhos um que tem 7.750 metros de extensão que é onde tem locais incríveis e lógico não fomos.
No segundo caminho disseram nos que havia um pequeno lago e que dava para irmos sem iluminação, e não é que fomos? Estava um escuro de breu, que eu não me enxergava direito. Haha aventura é assim mesmo....
Ao encontrarmos o laguinho olhamos para trás e nossa como estava escuro, e a entrada estava tão minuscula. Acredito que andamos 300 metros, ou seja, se a luz natural chega a 150, passamos o dobro, andando como cegos!
Apenas com o flash da câmera que dava para ver alguma coisa. Mas ainda bem que saímos bem e nada nos aconteceu. Espero muito voltar e com o esquipamento adequado para poder explorar ainda mais. Assim, não esquecerei de sua localização, marcado assim com sua altitude e longitude. 
Se você deseja entrar nesta aventura para conhecer a Gruta dos Brejões é necessário levar lanterna, cantil e lanche para o tempo de permanência na área, pois não há qualquer infra-estrutura de apoio num raio de cem quilômetros.
Calçados confortáveis, capa de chuva, máquina fotográfica, repelente, use roupas leves. Tenha cuidado devido a extensa área do Parque e trilhas com bifurcações, o acompanhamento de um guia é indispensável. 
Espero que tenha gostado, vou ficando mais uma vez por aqui. Super beijo da Fê e até o próximo capitulo. 
INSPIRE-SE!

2 comentários:

  1. Olá,Fernanda adorei essa linda paisagem ...http://estilossimpless.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que tenha gostado, obrigada pela visita, super beijo da Fê e volte sempre!

      Excluir