Indicação de Filme- Intocáveis

Olá, todas inspiradas? Falarei sobre Intouchables, mas conhecido como Intocáveis. Em um primeiro momento, a história de "Intocáveis" pode parecer improvável, algo que é prontamente refutado pelos fatos reais que servem de base para o roteiro (o texto foi guiado pelo livro autobiográfico de Phillipe Pozzo di Borgo, "Le Second Souffle"). Focando o relacionamento de dois amigos extremamente diferentes, a obra é um divertido e melancólico quadro que explora a capacidade humana de superação, admiração recíproca, confiabilidade, respeito, e outras qualidades admiráveis que todos somos capazes de alcançar.
O francês Philippe é tetraplégico. Ele sofreu um severo acidente quando praticava paraglider, ficando imóvel do pescoço para baixo. Devido sua situação, um auxiliar dedicado era necessário. Em umas das entrevistas para preencher a vaga, surge Driss, que diferente dos outros candidatos, não se preocupou em vestir um terno ou mesmo agir de forma apropriada durante a seleção. Na verdade ele queria apenas uma assinatura no documento que lhe renderia um benefício francês aos desempregados. A verdade é que Driss não olhou para Philippe com compaixão, e isso fez toda a diferença. O milionário não buscava alguém que tivesse pena de sua situação, mas sim uma pessoa que lhe tratasse de igual para igual. Então ele foi contratado. Outros elementos revelados no decorrer do longa fortalecem mais alguns "porquês" da escolha de Philippe.
O grande trunfo de "Intocáveis" é seu humor politicamente incorreto, por vezes ligeiramente maldoso. A incapacidade de movimentação de Philippe gera momentos hilários, alicerçados pelas visíveis qualidades dos atores François Cluzet e Omar Sy (Philippe e Driss, respectivamente). A direção da dupla Olivier Nakache e Eric Toledano é correta, não fugindo do estilo clássico Europeu, com suas cenas bem estruturadas, opções criativas de enquadramento, fotografia reluzente e uma eficiente movimentação de câmera. Os destaques técnicos vão para a iluminação de ambientes escuros - que consegue roubar a atenção em diversos momentos - e para a excelente trilha de Ludovico Einaudi. No final, "Intocavéis" nos revela a bela história de amizade entre dois personagens inspiradores. No roteiro não existem reviravoltas dramáticas ou algo assim. Os problemas apresentados são simplesmente reais, sendo o clima geral da produção mais positivo do que qualquer outra coisa, emocionando de forma medida e, acima de tudo, fazendo rir.

Nenhum comentário: