Indicação de Filme: Divergente

Olá, todas Inspiradas? Hoje indicarei um filme que assisti há umas semanas atrás e resolvi falar para vocês o que achei. Então assista o vídeo a seguir e leia também a resenha logo abaixo.
O filme "Divergente", baseado no best-seller de Veronica Roth, conta a história de Beatrice Prior, uma garota que vive numa Chicago futurística onde a sociedade é dividida em cinco facções. Cada uma cultiva uma virtude: Erudição - Inteligência, Audácia - Coragem, Franqueza - Honestidade, Amizade - Pacificidade, Abnegação - Altruísmo. O filme se passa no ponto de vista da protagonista Beatrice, que ao passar por um teste de aptidão, descobre-se divergente. O divergente é aquele que tem aptidão para mais de uma facção. E a protagonista tem aptidão para três das cinco facções, Erudição, Abnegação e Audácia. No dia da cerimônia de escolha, Beatrice decide se transferir da Abnegação para a Audácia, e é ai que a aventura começa.
SOBRE O FILME:
Divergente não se aprofunda muito no cenário das facções, uma breve explicação no começo é basicamente tudo que temos o filme inteiro! Se bem que isso não é exatamente ruim, já que é o foco de Insurgente e Convergente.  Todas as cenas do filme são bem montadas e os personagens bem sólidos, porém, quase mínimos. Vemos muito pouco da amizade entre Christina e Tris, ou entre Tris e os "iniciandos" em geral.
Uma das boas mudanças do filme foi o ranking da iniciação, que ficava em local público e mostrava a posição não só dos transferidos, mas dos nascidos na Audácia também, o que serviu para "alimentar" a vontade de continuar de todos os transferidos.Como de prache, algumas cenas que podemos considerar "importantes" no livro foram cortadas, mas absolutamente nada que prejudicasse minimamente o andamento da história.  Uma das cenas que eu achei mais incrível e mais mágica foi a cena da tirolesa, onde um nascido na audácia chama Tris para subir ao topo do prédio Hancock e ela praticamente voa. Shailene parecia que realmente estava voando, solta no ar, transmitindo essa sensação de alívio e liberdade, fantástico. Inclusive, é nessa cena que Veronica Roth (autora) faz sua aparição! 
Principalmente no que se trata de pular de trens, as cenas foram muito reais, nada de "Pulei... caí em pé, sou demais!" Mesmo os membros honorários da Audácia caem eventualmente. Mas no geral, tudo é bem real, as escaladas, os saltos, as corridas... Não temos aquele exagero de alguns filmes de ação onde a pessoa dá um pulo e sai voando a 3m de altura e cai no chão ilesa. 
Neil Burger (diretor) apostou muito nisso e posso dizer que valeu muito a pena!
Os efeitos especiais são bem elaborados, porém sem grandes novidades. 
O romance "Fourtris" foi muito bem construído e nossa, que química esses dois tem em cena! (Shailene Woodley e Theo James)
A sensação que eu tive foi que o filme passou muito rápido, mas isso foi por que eu estava tão ansiosa que estava tremendo nos primeiros segundos, depois fui absorvida pela maravilhosa produção de Neil Burger e esqueci do universo. A pesar de esperar algo mais "sanguinário", não tenho nada pra reclamar da iniciação. As lutas estavam lá,(e foram muito boas, aliás... e, novamente, nada foi forçado) e a crueldade de Peter e Molly também! Mas o que mais me deixou animada foi a Tris treinando mais e mais pra se superar, pra conseguir sair da "linha de risco". Seu destemor e sua perseverança são realmente motivadores! 
Uma coisa que eu senti um pouco de falta foi a parte sentimental. (tirando a parte da morte da mãe da Tris) Durante a leitura vimos o quão Tris ficou triste por ser atacada por um de seus melhores amigos, e quanto ela ficou "derrotada" depois de seu suicídio, e isso não foi muito bem demonstrado no filme. Tivemos choros, sim, mas nada de apertar o coração! Sem falar da morte de Will. Tris ficou chocada sim, mas sua única reação foi repetir várias vezes "eu o matei".  Toda a adaptação ficou muito boa, todo o elenco deu um show, principalmente Shailene, Theo, Kate, Maggie e Zoe.  Acho que não mudaria nem adicionaria nada. Cada detalhe fez o filme valer a pena, e, a única coisa que eu tenho a dizer é que a franquia "Divergente" é sem dúvidas uma das melhores da atualidade!!

Nenhum comentário: